top of page

Realização

        O projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão CENASTRO (Centro de Astronomia do IFPA) criado desde 2013 é uma iniciativa local criada e elaborada com o objetivo de motivar e estimular alunos para a vocação científica seguindo carreira nas áreas de ciência e tecnologia por meio de contato direto com Astronomia, Astrofísica, Cosmologia e Astronáutica (Ciências Espaciais), criando um espaço de divulgação e popularização da Física na região. Esta iniciativa proporciona oportunidade à comunidade escolar (alunos, professores, famílias e moradores locais) de se conscientizar dos benefícios substanciais do estudo da Astronomia, Cosmologia, Astrofísica e Astronáutica, como a utilização, construção e manuseio direto de telescópios, lunetas, binóculos, foguetes de garrafa PET com propulsão gerada por reação química e física, como também a oportunidade de se aprender sobre tecnologia e ciência em geral. Venha conhecer nossas atividades localizado no IFPA, campus Belém.

      O CAP é uma entidade que organiza-se com a finalidade de promover o interesse pela Astronomia através de debates, workshops, observações astronômicas, etc., mantendo-nos sempre com a função de explicar à comunidade interessada a ciência com seus devidos atributos. Este espaço foi criado para reunir o contingente interessado pelas ciências astronômicas, tanto para interagir com os membros desta sociedade através de divulgação científica, como para fomentar no Estado do Pará a participação e integração da população do Estado nos conhecimentos relacionados a Astronomia. Depois de alguns anos discutindo a ideia da formação do que seria o futuro “Clube de Astronomia do Pará”, conseguimos dar passos significativos. Somos estudantes do Ensino Médio, Universitários, Professores, Mestres e Doutores, espalhados tanto na região satélite de Belém, quanto nos mais variados cantos deste Estado, empenhados em entender os fenômenos astronômicos e repassá-los nas mais variadas formas que, através do Clube, podemos nos comunicar com a sociedade.
      Desde 2012 começamos a nos organizar, estudar e difundir a astronomia em nosso estado. Segundo as agencias espaciais americana e européia, já estamos na era das explorações a Marte, mas muitas pessoas em nosso Estado não sabe que existem outras galáxias ou a explicação científica de onde viemos. Hoje, temos pessoas interessadas em Astronomia em varias cidades do Estado e nosso próprio Pais possui vários observatórios.
      A nossa proposta vai muito além de olhar para o céu. Está pautada no intercâmbio de informações que podemos construir com a sociedade interessada. Difundir ciência e promover o interesse nas pessoas pela Astronomia é o nosso carro-chefe.

Apoio

bottom of page